Regularização Fundiária na região de Pirapozinho e Pontal do Paranapanema
Mais de 500 títulos de imóveis de assentamentos na região de Pirapozinho e Pontal do Paranapanema, no extremo oeste de São Paulo.
Mais de 500 títulos de imóveis de assentamentos na região de Pirapozinho e Pontal do Paranapanema, no extremo oeste de São Paulo.
De acordo com informações do Informe Imobiliário do Registro de Imóveis do Brasil, no 2º trimestre de 2023 foi registrado um total de 273.237 transferências de imóveis no estado de São Paulo, sendo 185.194 de compra e venda (67,8% do total).
No mês de agosto, o Registro de Imóveis paulista respondeu por 2058 editais publicados, 11,93% dos 17.262 totais.
Proposta foi elaborada a partir de um grupo de trabalho formado por membros da Comissão Permanente de Defesa de Prerrogativas (CPDP), da Arisp, e por representantes do MPSP, com o objetivo de pensar medidas para maior efetividade da proteção ambiental.
Visando ampliar o diálogo com o setor produtivo imobiliário e apresentar o trabalho e as contribuições feitas pelos registradores de imóveis, a Arisp patrocina, pela segunda vez, o Congresso do Ibradim.
A UniRegistral lança com exclusividade a 2ª edição do Curso Introdução ao Direito Imobiliário, uma oportunidade única para os registradores de imóveis do estado garantirem a capacitação de suas equipes.
Foi realizada hoje, dia 1º de agosto, das 9h às 16h, de forma on-line, a votação para eleição dos 18 novos membros do Conselho Deliberativo da Arisp para o mandato no biênio 2023/2025.
Os novos membros serão empossados no dia 10 de agosto, também de forma virtual. Os eleitos representarão os demais associados do Estado nas decisões da entidade e poderão concorrer à diretoria da Arisp.
As inscrições para a eleição foram encerradas na segunda-feira, 17, e a votação está prevista para ser realizada em 1º de agosto.
O oficial de São Pedro/SP, Guilherme Alves, atual interino na comarca de Salto, concedeu entrevista ao Portal Terras Tavares sobre o trabalho que vem sendo realizado para aprimorar os serviços de Registro de Imóveis na cidade.
A Arisp aderiu à mais uma das ações de celebração dos 180 anos do sistema registral imobiliário desenvolvidas pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB).
A Diretoria, representada por seu Presidente, Dr. George Takeda, em razão do disposto nos arts. 17 e 37 do Estatuto, convoca todos os Registradores de Imóveis do Estado de São Paulo associados à ARISP, para a Assembleia Geral Eleitoral visando a eleição de 18 (dezoito) membros para compor o Conselho Deliberativo.
Os palestrantes iniciaram a conversa contextualizando a respeito das reiteradas e recentes alterações legislativas na Lei 8.929/1994, que regulamenta as Cédulas de Produto Rural – CPRs, a partir da Lei 13.986/2020 (“Lei do Agro”).
Apesar de ser uma responsabilidade da administração pública, a promoção da regularização fundiária urbana (Reurb) depende fundamentalmente do trabalho do Registro de Imóveis.
A adjudicação compulsória extrajudicial, possibilitada pela Lei nº 14.382/2022, é mais um serviço que passou a ser realizado pelo Registro de Imóveis, de modo a contribuir com a redução de ações no Judiciário.
Abrindo os painéis da tarde no segundo dia do 3º Encontro de Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo, o Diretor Acadêmico da UniRegistral, Ivan Jacopetti, apresentou os planos e as metas da UniRegistral.
Mesmo com a consolidação do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (Saec), os registradores ainda estão com muitas dúvidas sobre o funcionamento das matrículas eletrônicas, das assinaturas e dos documentos digitais – definidos na Lei nº 14.382/2022.
O Registro de Imóveis está conectado a diferentes esferas sociais e a Arisp busca desempenhar um papel central nessa construção de pontes entre os diversos atores do mercado imobiliário paulista.
O trabalho feito diariamente pelos registradores de imóveis de São Paulo é tabelado em dados, coletados pela Arisp e transformados em estatísticas imobiliárias pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB).
Diante da sanção da Lei nº 14.382/2022, que ocasionou uma série de mudanças na normatização promovida pela Corregedoria Geral de Justiça de São Paulo, o primeiro painel do 3º Encontro de Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo trouxe à tona debates importantes sobre os impactos desses novos textos legais para os registradores de todo o estado.
A Associação dos Registradores Imobiliário do Estado de São Paulo (Arisp) desembarcou em Ribeirão Preto nesta sexta-feira, 16 de junho, para encontrar colegas de todo o estado no 3º Encontro de Registradores de Imóveis de São Paulo.