Para manter uma atuação mais próxima à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e às boas práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG), a Arisp tem uma parceria com a Rares-RN, instituição que desenvolve iniciativas sociais e ambientais para tornar os Registros de Imóveis pontos de arrecadação e de distribuição de ajuda humanitária. As ações socioambientais da entidade serão desenvolvidas sempre em conjunto e divulgadas para todos os associados.
O “Projeto ODS e Neutralização de Carbono dos Cartórios Extrajudiciais do Brasil”, realizado pela Rares-RN em conjunto com a Associação de Indicadores em Direitos Humanos (AiDH), é a principal ação ambiental empreendida com a Arisp. Trata-se de um projeto para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mobilizar os Registros de Imóveis para atingir a meta de neutralização de carbono.
Os interessados podem se cadastrar no site da Rares-NR para a coleta dos dados de consumo. A partir deles, são executados projetos com metas de redução ou remoção de gases de efeito estufa – seguindo os padrões normativos vigentes para neutralizar o carbono. Isso é feito pela própria Rares-NR, a partir de parcerias com os titulares de imóveis rurais que possuem florestas preservadas.
A Arisp informa que teve conhecimento da circulação de falsos recibos emitidos em nome da Associação, utilizados de forma fraudulenta por terceiros.
Esclarecemos que a Arisp não presta qualquer tipo de serviço registral diretamente ao público e não emite recibos por serviços dessa natureza. Toda atividade registral é de competência exclusiva dos Cartórios de Registro de Imóveis.
Caso você tenha sido vítima de um golpe envolvendo documentos ou cobranças em nome da Arisp, solicitamos que entre em contato imediatamente com nosso Departamento Jurídico, pelo e-mail: juridico@arisp.com.br.