
Inscreva-se no 4º Encontro da Arisp
Estão abertas as inscrições para o 4º Encontro dos Registradores de Imóveis do Estado de São Paulo!
Estão abertas as inscrições para o 4º Encontro dos Registradores de Imóveis do Estado de São Paulo!
As vagas para a primeira turma do curso Reurb 2.0 estão quase acabando, mas você ainda pode se inscrever até dia 10 de maio, garantindo o acesso por um ano ao conteúdo.
Entre 1º e 31 de março, os registradores paulistas publicaram 2.611 editais por meio do Diário do Registro de Imóveis Eletrônico.
Foram discutidos temas como a reforma do Código Civil, o marco legal das garantias, o direito à moradia, a alienação fiduciária e a segurança jurídica.
Foram discutidos os temas de regularização dos imóveis rurais e a inserção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas matrículas de Registro de Imóveis, além da reativação do Grupo de Trabalho Rural (GTR).
A entrega é resultado das ações realizadas nos últimos anos, em um trabalho conjunto de diferentes atores do município e do Estado: o Registro de Imóveis, a Prefeitura, a associação de moradores, o Ministério Público, a Procuradoria Jurídica de Sumaré e a Corregedoria Permanente.
Os dirigentes discutiram sobre as novas regulamentações geradas pelo art. 47 do PDE/2014/2023 e pelo Decreto nº 63.130/2024, além dos possíveis impactos nas averbações e nos registros de unidades imobiliárias.
O vice-presidente da Arisp, Frederico Assad, e o conselheiro da entidade, Bráulio Rother, se reuniram com representantes da Fundação Itesp para debater ações em favor da regularização fundiária rural.
O objetivo do acordo é facilitar o trabalho em prol da regularização fundiária, possibilitando uma melhoria da qualidade de vida e da segurança jurídica das famílias paulistanas.
a diretora de Prerrogativas, Enunciados e Emolumentos da Arisp, Ana Carina Pereira, se reuniu com representantes da Secretaria de Agricultura de São Paulo para discutir sobre preservação ambiental e questões ligadas à reserva legal em imóveis rurais.
Desembargador Francisco Eduardo Loureiro, foi nosso convidado especial no Uniregistral Entrevista.
O Informe Imobiliário do Registro de Imóveis do Brasil relativo a janeiro de 2024 mostrou que a cidade de São Paulo atingiu o maior índice de transações de compra e venda de imóveis para um mês de janeiro desde o início da série histórica, em 2012.
Os membros da diretoria da Arisp se reuniram com o corregedor-geral da Justiça do TJSP, Des. Francisco Loureiro, para apresentar a entidade ao novo corregedor e à sua equipe. Também foram discutidos procedimentos relacionados ao registro de imóveis de São Paulo.
Os membros da CPDP e da Arisp se reuniram com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura para discutir as retificações rurais que ainda exigem aprovação no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A ação foi realizada por meio da Regularização Fundiária Urbana, na modalidade social (Reurb-s), em que o Registro de Imóveis realiza os procedimentos gratuitamente para a população de baixa renda.
Os editais são publicados on-line, no Diário criado pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB), em parceria com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).
A eleição foi realizada de forma virtual, com a presença das entidades estaduais associadas, que aprovaram por aclamação a chapa única inscrita, presidida pelo oficial de Registro de Imóveis de Coromandel/MG, Ari Pires Neto.
Realizada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), a cerimônia celebrou os serviços extrajudiciais que mais se destacam pela qualidade da gestão e pela excelência na prestação dos serviços aos usuários.
Após uma ampla discussão realizada com a participação dos registradores de imóveis, do mercado imobiliário e do sistema de crédito, finalmente a atualização do uso das garantias reais foi realizada por meio da Lei Federal nº 14.711/2023.
O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) já tem definida sua nova gestão.
Registradores paulistas, advogados, magistrados e demais interessados agora podem consultar os enunciados elaborados pela Comissão Permanente de Enunciados da Arisp.