09 de outubro de 2025
O Incorpora 2025, evento anual realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), iniciou a programação desta quinta-feira (9/10) com importantes anúncios para o mercado imobiliário.
Em sua participação, o ministro das Cidades, Jader Filho, apresentou os planos do Governo Federal para o setor, projetando a entrega de 3 milhões de unidades habitacionais até 2026, pelo Minha Casa, Minha Vida.
Após observar que investir em habitação é investir no Brasil, ele afirmou que há recursos federais previstos para a construção de unidades habitacionais e para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e dinâmicas.
E adiantou alguns detalhes do que será anunciado amanhã (10/10) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o novo modelo de crédito imobiliário – ainda segundo o ministro, cerca de 80 mil novas moradias poderão ser financiadas pela Caixa Econômica Federal.
Arisp/RIB-SP presente
O diretor institucional da Arisp/RIB-SP, Flaviano Galhardo, e o conselheiro da entidade Leandro Meireles representam os registradores de imóveis paulistas no evento.
Os oficiais destacam a importância da parceria dos registradores com os incorporadores, especialmente a partir da Lei 4.591/64, que foi crucial para dar segurança ao mercado imobiliário brasileiro, ao viabilizar a venda de imóveis na planta com maior proteção, tanto para o construtor quanto para o adquirente, e estabelecer um marco regulatório para o funcionamento dos condomínios.
“A Arisp/RIB-SP e os registradores de imóveis estão sempre acompanhando a agenda dos incorporadores e dos financiamentos imobiliários, afinal de contas, tudo isso passa pelo Registro de Imóveis, já que o setor depende muito da agilidade e eficiência do sistema do registro de imóveis brasileiro”, reforça o Diretor Institucional da Arisp/RIB-SP, Flaviano Galhardo.
Nota: Na sexta-feira (10/10) a Arisp/RIB-SP acompanhará o anúncio do Novo Modelo de Crédito Imobiliário, que será feito pelo Presidente da República, com as presenças dos Ministros Jader Filho (das Cidades) e Fernando Haddad (Fazenda).