24 de outubro de 2023
Uma merecida homenagem pelos 180 anos do sistema de Registro de Imóveis brasileiro! Assim foi a sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, na tarde desta segunda, 23 de outubro.
A comemoração só foi possível graças ao requerimento da deputada Luísa Canziani (PSD), que presidiu a mesa. “A Câmara e, sobretudo, o Congresso Nacional, dão um recado ao Brasil de que o Registro de Imóveis é muito importante para o desenvolvimento econômico e social e para a segurança jurídica do direito de propriedade, garantindo um país com mais oportunidades, que preza pela transparência e pelos bens mais preciosos de seus cidadãos”, disse em entrevista ao RIB.
O presidente do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e diretor Institucional da Arisp, Flaviano Galhardo, compôs a mesa e lembrou que o trabalho dos oficiais extrapola a segurança oferecida às transações imobiliárias. “A propriedade é um direito fundamental, de primeiríssima dimensão. Ser proprietário é expressão da cidadania. O protagonismo do Registro de Imóveis é a alavanca propulsora de uma política estatal da maior envergadura, que é a regularização fundiária”, explicou.
O presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Flauzilino Araújo, exaltou o significado da realização da sessão solene. “Celebrar os 180 anos do Registro de Imóveis nesta Casa representa a inteligência e a sabedoria manifestas para que, desde 1843, o Registro de Imóveis fosse uma instituição pública exercida em caráter privado.”