Programas Socioambientais

Para manter uma atuação mais próxima à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e às boas práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG), a Arisp tem uma parceria com a Rares-RN, instituição que desenvolve iniciativas sociais e ambientais para tornar os Registros de Imóveis pontos de arrecadação e de distribuição de ajuda humanitária. As ações socioambientais da entidade serão desenvolvidas sempre em conjunto e divulgadas para todos os associados.

Floresta dos registradores

O “Projeto ODS e Neutralização de Carbono dos Cartórios Extrajudiciais do Brasil”, realizado pela Rares-RN em conjunto com a Associação de Indicadores em Direitos Humanos (AiDH), é a principal ação ambiental empreendida com a Arisp. Trata-se de um projeto para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mobilizar os Registros de Imóveis para atingir a meta de neutralização de carbono.

 

 

Os interessados podem se cadastrar no site da Rares-NR para a coleta dos dados de consumo. A partir deles, são executados projetos com metas de redução ou remoção de gases de efeito estufa – seguindo os padrões normativos vigentes para neutralizar o carbono. Isso é feito pela própria Rares-NR, a partir de parcerias com os titulares de imóveis rurais que possuem florestas preservadas.