29 de Janeiro de 2024
Uma reclamação constante dos usuários dos Registros de Imóveis envolve os valores pagos pelos serviços. A boa notícia é que, graças ao Diário do Registro de Imóveis Eletrônicos, é possível contribuir para a redução dos custos nos serviços de alienação fiduciária, retificação de registro, usucapião, instituição de bem de família e loteamentos, quando se esgotaram as vias tradicionais de comunicação com as partes interessadas.
Os editais são publicados on-line, no Diário criado pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB), em parceria com o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib). Com auxílio da inteligência artificial, o processo é feito em menos de cinco minutos, com o boleto sendo enviado diretamente para o e-mail do usuário. Além disso, ao contrário do que ocorria com os jornais impressos, em que os funcionários precisavam fazer um novo orçamento para cada edital, no Diário Digital esses valores são tabelados, sendo publicados por apenas R$ 98,00 cada um.
Nos casos em que a Lei prevê a publicação de mais de um edital, a inteligência artificial identifica automaticamente esta necessidade, sem que o Registro de Imóveis precise fazer manualmente uma nova publicação. Os editais são publicados diariamente e ficam disponíveis no site registrodeimoveis.org.br/editais-online
Com isso, ganha a serventia, que economiza recursos humanos; o usuário, que tem uma grande economia financeira, e toda a classe registral, visto que o valor arrecadado pelo RIB é devolvido às entidades associativas estaduais. Isso significa mais ações sendo desenvolvidas em prol dos registradores de imóveis.
Confira o passo a passo de como publicar um edital clicando aqui!