8 de agosto de 2023
Vem crescendo a adesão dos registradores paulistas à plataforma do Diário do Registro de Imóveis Eletrônico, criada pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB) para a publicação de editais on-line. No mês de agosto, o Registro de Imóveis paulista respondeu por 2058 editais publicados, 11,93% dos 17.262 totais. Em julho, foram 1.699 editais: houve, assim, um crescimento 21% das publicações, demonstrando o entendimento dos oficiais quanto aos benefícios do uso desse meio.
Quem publica os editais pelo Diário do Registro de Imóveis Eletrônico gera uma grande economia para a serventia, uma vez que cada edital sai por apenas R$ 50. Na plataforma é possível lançar notificações de usucapião, alienação fiduciária, loteamento, instituição de bem de família e retificação, que, antes, exigiam circulação em jornal local.
Para o oficial Fábio Costa, de Pilla do Sul, “a tecnologia envolvida permite direcionar a publicidade do edital de forma que, de fato, os possíveis interessados tenham conhecimento das informações, um diferencial enorme em relação aos editais impressos em jornais.”
A diretora de Prerrogativas e Emolumentos, Ana Carina Pereira, ressalta que “a publicação é válida legalmente, de baixo custo paro o usuário e os valores ainda são revertidos pra associação.”
Por serem virtuais, os editais aumentam a agilidade dos processos e reduzem os prazos para registrar um imóvel. Além disso, a publicação em uma plataforma eletrônica única é uma facilidade extra para os usuários, que podem consultar se há notificações em seu nome de forma rápida e sem custos.
Clique aqui e publique o seu edital on-line.