9 de junho de 2024
Uma cerimônia realizada neste domingo, 9 de junho, marcou o encerramento de uma luta de mais de 50 anos pela regularização do Conjunto Habitacional Chico Mendes, em Campinas. O trabalho desenvolvido pela Companhia de Habitação Popular de Campinas (COHAB-Campinas), em parceria com o 3º Registro de Imóveis de Campinas e com o Poder Público, beneficiou 2.134 famílias, que agora possuem a titularidade de seus lotes. Além disso, novas áreas habitacionais foram implementadas.
O processo teve início na década de 1970 e foi concluído apenas este ano, após um longo caminho de desapropriações e transformações urbanísticas. Parcerias técnicas e jurídicas, especialmente com o Registro de Imóveis, foram cruciais para essa realização.
“Foi muito gratificante participar deste evento, em que tantas famílias puderam desfrutar dos benefícios trazidos à sociedade pelo sistema de Registro de Imóveis, sentindo pela primeira vez a segurança e a certeza da propriedade regularizada! Estamos muito gratos ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), à Prefeitura de Campinas e à Cohab, por nos permitir fazer parte deste momento de transformação de vidas!”, destacou a oficiala do 3º Ofício de Registro de Imóveis de Campinas, Fernanda Loures de Oliveira.
Além das matrículas individuais, o processo permitiu a regularização de 232.525,77 m² de áreas públicas, incluindo sistemas viários e áreas de lazer, além da projeção de 43 lotes adicionais para atender à demanda habitacional da região.