Desembargador Ricardo Dip – 46 anos de dedicação ao Judiciário

Magistrado parceiro da Arisp/RIB-SP anuncia aposentadoria após quase cinco décadas de atuação

17 de novembro de 2025

 

Um dos mais conhecidos e importantes nomes do universo notarial e registral brasileiro anunciou sua aposentadoria oficial na última sexta-feira, 14 de novembro, após 46 anos de dedicação ao Poder Judiciário. O desembargador Ricardo Henry Marques Dip, parceiro de longa data da Arisp/RIB-SP, do Uniregistral e dos registradores de imóveis paulistas, deixa a vida pública com um legado que vai para além de sua atuação no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ou de sua produção acadêmica.

 

O desembargador emprestou seus vastos conhecimentos para a classe registral imobiliária em uma série de 189 aulas, lançadas de 2016 a 2020 gratuitamente no canal do Uniregistral no YouTube. Mas esta é apenas uma de suas inúmeras contribuições para o crescimento e o fortalecimento da atividade no estado. Sempre solícito, esteve presente em eventos e encontros da classe, carregando sua característica abordagem técnica e filosófica sobre o papel de notários e registradores e de como aplicar a legislação na prática.

 

A Arisp/RIB-SP e o Uniregistral agradecem a generosidade do desembargador ao longo de todos esses anos e pelas contribuições para a formação de um Registro de Imóveis mais forte em São Paulo e no Brasil. Um legado que merece ser celebrado, homenageado e lembrado por todos os oficiais do Estado.

 

A última dança
Em sua sessão de despedida no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), realizada no dia 5 de novembro, o magistrado recebeu as homenagens dos colegas. O vice-presidente do TJSP, Artur Cesar Beretta da Silveira, conduziu a reunião e recordou o tempo em que foi aluno do desembargador Dip e a parceria mantida no Tribunal. “Cada vez que Vossa Excelência profere seus votos, nós paramos e escutamos com atenção, porque sempre é um ensinamento profundo, de conhecimento extenso e, melhor ainda, com muita humanidade e compreensão da realidade. O seu saber não lhe tirou a humildade”, disse.

 

Outros colegas também homenagearam o legado do desembargador Dip, as contribuições dadas para a magistratura do país e a simpatia com que sempre tratou a todos. Um exemplo dessa admiração veio do desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes, que trabalhou com Ricardo Dip na 11ª Câmara de Direito Público. “Vossa Excelência é a definição de que a erudição e a simplicidade podem conviver em perfeita harmonia”, afirmou.

 

Em seu discurso de despedida, o desembargador agradeceu as manifestações e contou o porquê de ter ingressado na carreira. “Entrei na magistratura com um propósito: a vontade de ser justo. Pode ser que tenha tropeçado, mas a vocação da vontade de distribuir o justo, isso eu nunca perdi”, disse. E terminou revelando aquilo que sentirá mais falta quando não estiver mais no Tribunal: a ausência do convívio cotidiano com os amigos.

 

Veja mais detalhes da despedida.

 

Trajetória
O desembargador Ricardo Dip é formado em Ciências da Comunicação pela Faculdade Casper Líbero, em 1972, e em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-SP, em 1973, com mestrado pela Fadisp, em 2009. Ingressou na magistratura em 1979, como juiz substituto da 5ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí, e passou pelas comarcas de São Simão, Sertãozinho, Guarulhos e Capital. Foi juiz substituto em 2º Grau, em 1991, e juiz do Tribunal de Alçada Criminal, em 1994. Em 2005, foi promovido a desembargador e ocupou cargos como integrante da Assessoria da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, no biênio 2014/2015; presidente da Seção de Direito Público do TJSP no biênio 2016/2017 e integrante do Órgão Especial de 2023 a 2025.