3º Encontro da Arisp promove debate sobre a formação e a capacitação das equipes

17 de junho de 2023

 

Abrindo os painéis da tarde no segundo dia do 3º Encontro de Registradores Imobiliários do Estado de São Paulo, o Diretor Acadêmico da UniRegistral, Ivan Jacopetti, apresentou os planos e as metas da UniRegistral – universidade corporativa da Arisp – para os próximos anos. O foco permanece na formação de mão de obra qualificada para os Registros de Imóveis paulistas, mas novos cursos e possibilidades de atuação estão sendo trabalhados.

 

Na sequência, o reitor José Renato Nalini chamou atenção para as mudanças sociais e tecnológicas que da sociedade que têm exigido uma formação mais humanitária dos registradores, que não se enquadra em decorar textos. “Nós temos uma doutrina e uma jurisprudência que abordam praticamente todas as questões que nós já enfrentamos, embora sempre haja novidades. O que nós precisamos é estar abertos para assimilar tecnologia”, disse.

 

Nalini criticou o atual formato dos concursos voltados para carreiras jurídicas que, segundo ele, são baseados apenas em memorização de textos. “Queremos exigir de cada candidato que ele tenha conhecimento enciclopédico de toda a legislação, de toda a doutrina e jurisprudência, e, aí, entregamos uma Vara para um juiz, uma atuação no Ministério Público, um escritório da Defensoria e uma delegação para alguém que não tem noção do que é administração, psicologia, economia, do que é gerir e trabalhar com pessoas”, avaliou. Para ajudar a resolver esse problema, ele aponta a tecnologia como ponte.

 

Nesse sentido, ele recomenda que sejam feitas capacitações para que o profissional de Registro de Imóveis passe a conhecer mais do que o Direito e as leis, aparelhando-se a esse novo e complexo modelo de trabalho. “A UniRegistral auxiliará a função de transcender as fronteiras tradicionais entre as disciplinas. O Direito não pode ser hermético, ele tem que conversar com outras ciências e técnicas”, afirmou.

Contato

    ⚠️

    COMUNICADO IMPORTANTE
    ALERTA DE GOLPE

    A Arisp informa que teve conhecimento da circulação de falsos recibos emitidos em nome da Associação, utilizados de forma fraudulenta por terceiros.

    Esclarecemos que a Arisp não presta qualquer tipo de serviço registral diretamente ao público e não emite recibos por serviços dessa natureza. Toda atividade registral é de competência exclusiva dos Cartórios de Registro de Imóveis.

    Caso você tenha sido vítima de um golpe envolvendo documentos ou cobranças em nome da Arisp, solicitamos que entre em contato imediatamente com nosso Departamento Jurídico, pelo e-mail: juridico@arisp.com.br.