727 famílias recebem título de propriedade em Itapura

02 de maio de 2025

 

A regularização fundiária na cidade de Itapura, no interior de São Paulo, é parte da história recente do município, atualmente com quase 4 mil habitantes (IBGE 2022).

 

A cidade, que chegou a desaparecer após uma inundação e precisou ser reconstruída, foi completamente recuperada após alguns anos. Como o loteamento feito à época não se encontrava regularmente registrado, as frações foram modificadas e a irregularidade ganhou destaque.

 

Em 2009, foi instalado um Registro de Imóveis em Ilha Solteira, sob a direção do oficial Leonardo Poles da Costa. Por volta de 2012, foram iniciadas as tratativas com o Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana, o Cidade Legal, do governo estadual, para as regularizações.

 

Agora, em 2025, todo o processo de Reurb – que regularizará 1.487 lotes e transferirá o título de propriedade para 727 famílias – está chegando à etapa final, com todas as matrículas enviadas ao Programa Cidade Legal, que deverá fazer a entrega aos mais novos proprietários de Itapura!

 

Lembrando que essa Reurb em Itapura envolveu toda a área urbana da cidade, dividida em quatro bairros:


– Centro – 858 lotes – 390 famílias legitimadas;
– Ipê – 208 lotes – 117 famílias legitimadas;
– Palácio – 107 lotes – foram legitimadas 54 famílias;
– Bela Vista – 314 lotes – 166 famílias legitimadas.

 

Tudo isso foi possível também pelo excelente trabalho do Registro de Imóveis da comarca de Ilha Solteira e de todo o empenho da equipe, que participou da concretização do sonho de milhares de pessoas que aguardavam pela propriedade de suas moradias, garantindo-se segurança jurídica e a dignidade da titularidade do imóvel!

 

Parabéns ao Registro de Imóveis por mais este trabalho social de Reurb, que transforma a vida das pessoas!

 

 

 

Contato